SEMINÁRIO DE OVINOCULTURA DO PAMPA GAÚCHO: CAPACITANDO PARA FORTALECER

Marcos Goulart de Oliveira, Gladis Ferreira Correa, Diulia Zolin Galvani, Janaina Castro De Oliveira, Dyessica Santos, Valesca Trindade Vidal

Resumo


A produção em pequenos ruminantes vem ressurgindo nos últimos anos como fonte de produção e rendimentos para o produtor rural. A exploração racional de pequenos ruminantes é uma frequente demanda de informações e assistência técnica no Rio Grande do Sul, no entanto as informações disponíveis são escassas para serem ajustadas em sistemas de produção, ficando aquém das necessidades dos pequenos e médios produtores rurais.
Entretanto, o que falta para que esta cadeia cresça ainda mais é o marketing para o desenvolvimento de novos mercados. E com este fato da crescente demanda mundial por carne ovina. Devemos aplicar estratégias de desenvolvimento da pecuária com qualidade em ganhos e eficiência no processo produtivo, com a proposta da tecnificação da ovinocultura e dos envolvidos em sua produção como alternativa para viabilizar a região, uma vez que a criação de ovinos faz parte da cultura regional tornando os produtores menos vulneráveis a fatores externos.
Deste modo, este trabalho vem apresentar o evento Seminário de Ovinocultura do Pampa Gaúcho, evento anual em Dom Pedrito, que tem o objetivo de capacitar os produtores da região buscando fortalecer o desenvolvimento da ovinocultura.
O projeto está sendo executado na Região da Campanha Gaúcha, tendo o município de Dom Pedrito-RS como o polo principal. Este acontece anualmente desde 2012 e têm como publico alvo produtores, técnicos e alunos de graduação com o intuito de aperfeiçoar a mão de obra no campo, bem como, de sanar dúvidas dos diretamente ligados à produção ovina e trazer temas atuais e de interesse comum sobre o assunto e é desenvolvido com a parceria da Associação de Criadores de Ovinos de Dom Pedrito ACODOPE e Sindicato Rural de Dom Pedrito. Nos anos iniciais de sua execução, esta ação de extensão fazia parte do projeto Assistência técnica, aperfeiçoamento e atualização em Ovinocultura na Região da Campanha Gaúcha, sendo depois desmembrado para abranger editais específicos, internos e externos à Universidade.
O seminário de ovinocultura, desde 2012 era executado de uma maneira diferente da que foi realizada no ano de 2016 e 2017. Em 2016 definiu-se por um dia de palestras e dois dias de minicursos de 12 horas, já em 2017 foi realizado em dois dias de palestras nos turnos de tarde e noite, sendo que no último dia, no turno da noite, foi realizado uma mesa redonda para discussões sobre os assuntos discutidos nas palestras anteriores. Este novo formato, tem o objetivo de garantir maior aprofundamento nas discussões dos temas abrangidos, bem como gerar maior conhecimento técnico aos envolvidos.
Desta forma, podemos concluir que as ações de extensão realizadas através de palestras, minicursos, oficinas e seminários, com tópicos de interesse ao produtor rural no que se refere à reprodução, manejo, nutrição e sanidade, têm possibilitado o desenvolvimento de ações aplicadas pontualmente através das associações de classe e outros agentes ligados à cadeia rural, que apoiarão na busca de atender as demandas do setor, bem como nortearão o desenvolvimento de atuações mais profundas e complexas, para suprir a comunidade atendida.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.