ACOMPANHAMENTO PARASITOLÓGICO EM PROPRIEDADE LEITEIRA NA METADE SUL DO RIO GRANDE DO SUL.

Laís Leal da Cunha, Diego Moscarelli Pinto, Tatiana de Avila Antunes, Erick Nunes da Silva, Tainá Ança Evaristo Cardoso, Alice Mueller

Resumo


A bovinocultura leiteira torna-se importante para o desenvolvimento do país, sendo um importante gerador de renda, emprego e tributos. As doenças parasitárias são problemas recorrentes nesse sistema de produção. Os parasitismos gastrintestinais causados por nematódeos acarretam grandes prejuízos, podendo levar até a morte em casos graves. A queda no desempenho produtivo sem a manifestação de sinais clínicos são os problemas mais comuns, além dos gastos com antiparasitários. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo mostrar resultados parasitológicos e de desenvolvimento de bezerras pertencentes a uma propriedade da metade sul do Rio Grande do Sul, antes e após a assistência técnica e orientações estratégicas para o controle das parasitoses dadas para o produtor. Foram coletados dados como peso e amostras de fezes submetidas a Técnica de Gordon e Whitlock (1939) para a quantificação de ovos por grama de fezes, de bezerras desde o desmame até a primeira inseminação oriundas de propriedades leiteiras. As médias obtidas nesse trabalho foram 1818,17 OPG de Superfamília Trichostongyloidea e 115,57Kg no ano de 2013 comparado com 675,62 OPG e 136,75Kg no ano de 2016. Esse problema vai ser refletido futuramente quando as bezerras forem encaminhadas para o período de reprodução. Para a idade ao primeiro parto deve-se ter um critério de seleção, pois está relacionada à idade à puberdade.O trabalho desenvolvido na propriedade mostra que a partir do momento que o produtor aceitou o acompanhamento parasitológico, houve um aumento do peso dos animais e uma diminuição da carga parasitária.
Com os resultados obtidos fica visto a relevância da necessidade de um acompanhamento parasitológico por propriedade para que se possa avaliar o desenvolvimento dos animais de acordo com o manejo.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.