ANÁLISE DOS CUSTOS MENSAIS POR LITRO DO LEITE DE UMA PROPRIEDADE LEITEIRA DE DOM PEDRITO

Larissa Lima, Luciane Rumpel Segabinazzi, Fernanda Dias da Rosa, Guilherme Joner, Guilherme de Oliveira Oliveira, Walney Lucas Moreira

Resumo


A pecuária de leite é uma das principais atividades desenvolvidas, presente em 36% dos estabelecimentos classificados como de economia familiar. As propriedades da região Sul são as que mais trabalham com pecuária leiteira, que está presente em 61% dos estabelecimentos.
Um dos fatores que afeta diretamente na produtividade das vacas é a nutrição, já que a pouca oferta de alimento para vacas de alto desempenho tem como consequência a diminuição da produção, e com essa queda diminui a rentabilidade do produtor.
O objetivo desse trabalho foi avaliar a partir de resultados econômicos do ano de 2015 de uma propriedade de Dom Pedrito, e quais foram as principais causas de flutuações na produção e na lucratividade do negócio, e pontos a serem melhorados.
Nos meses de junho e dezembro o produtor obteve saldo líquido/litro/leite negativo, por fatores como menor oferta de alimento, maiores gastos com energia elétrica, medicamentos e outros. E o trabalho mostra como é importante o produtor controlar seus gastos na produção, e como é importante oferecer uma alimentação adequada e balanceada para as vacas em produção.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.