FEIRA DE CIÊNCIAS COMO POTENCIALIZADOR DE MOBILIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

Taynara Paixão, Luana Ribeiro Borges, Eliade Ferreira Lima, Fabiane de Avila, Bruna Stamm

Resumo


As escolas brasileiras vivem um processo recente de construção da escola inclusiva, em que se iniciou a partir da Declaração de Salamanca, em 1994, que enfatizou a importância do reconhecimento de uma escola para todos. No entanto, o processo de inclusão escolar ainda apresenta uma resistência no âmbito cultural, político, econômico e social, deste modo, não é apenas necessário, mas indispensável que se criem meios de envolver e cativar a sociedade. Foi considerando isso que desenvolveu-se o projeto I Feira de Ciências Universidade Comunidade: Escola Inclusiva o qual objetiva sensibilizar a sociedade e dar visibilidade para o tema. Portanto, este trabalho pretende compartilhar a experiência de como uma Feira de Ciências se transformou em um mecanismo de intervenção social para inclusão da diversidade. Esta proposta está sendo desenvolvida desde janeiro de 2017 junto à rede pública de educação, envolvendo estudantes e educadores no fomento de tecnologias educacionais voltadas à inclusão escolar. Adotando como percurso metodológico dois processos fundamentais: o incentivo a participação das escolas públicas no desenvolvimento de tecnologias de aprendizagem voltadas à inclusão de estudantes com NEE; e a articulação de uma rede intersetorial comprometida com a perspectiva da inclusão escolar. Inicialmente a proposta contava com a participação das escolas municipais e estaduais e previa-se a articulação com a rede de atenção à saúde-RAS (estratégias de saúde da família e ambulatório de saúde mental), mas no decorrer do trabalho novos parceiros se somaram e o projeto alcançou um patamar extraordinário. Assim, esse projeto de Inclusiva demonstrou ser uma ferramenta eficaz de mobilização social para o tema de inclusão social, que busca a formação de uma rede intersetorial com intensa repercussão na sociedade, formando assim, uma tríade fundamental para a implementação da inclusão.

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