IMPLEMENTAÇÃO DE HORTA VERTICAL AGROECOLÓGICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE ITAQUI/RS

Julianna do Amaral Ritter, Joice Trindade Silveira, Mateus Silveira Lorenset

Resumo


A horta escolar é um espaço de cultivo que envolve uma intensa troca de experiências, onde os envolvidos interagem em uma ação comum, compartilhando sua cultura e seu conhecimento. Sendo assim, o uso da horta escolar agroecológica como uma ferramenta de ensino e, ainda, de promoção à saúde e às escolhas alimentares corretas pode ser eficaz, uma vez que desperta um maior interesse dos alunos em consumir as hortaliças nas refeições, pois estas serão resultado do trabalho realizado pelos próprios alunos. A horta escolar agroecológica foi implantada em uma escola de educação infantil da rede municipal de educação do município de Itaqui/RS, no mês de setembro de 2017. O público-alvo compreendeu os 45 pré-escolares e escolares (com idades entre um e três anos e quatro e cinco anos, respectivamente), matriculados na escola de educação infantil por período integral. As ações para a implementação da horta escolar foram: Apresentação do projeto à direção, aos professores e aos funcionários da instituição para discussão e elaboração de ações de planejamento didático; Escolha das cultivares a serem utilizadas; Limpeza e preparação do espaço físico a ser utilizado; Elaboração da horta com os alunos; Realização de instruções sobre o manejo das cultivares, a necessidade de regá-las e a utilização das hortaliças colhidas. Para o preparo e condução da horta, foram utilizados os seguintes materiais: substrato MecPlant, garrafas PET, pá para jardinagem, ripas de madeira com dimensões de 0,10 m de altura e 2,0 m de comprimento, regadores, sementes e mudas de hortaliças (alface, couve, cenoura, rúcula, beterraba, cebolinha, salsinha, rabanete e pimentão), e etiquetas para identificação das cultivares. As garrafas PET e as sementes e mudas de hortaliças foram doadas por pessoas da comunidade e funcionários da instituição. A horta foi desenvolvida em um pequeno espaço localizado na área externa da instituição, disponibilizado pela direção da escola. Nesta área, foram instaladas quatro ripas de madeira nos muros onde, posteriormente, foram fixadas garrafas PET contendo substrato MecPlant destinadas ao cultivo das hortaliças. A elaboração da horta teve o auxílio dos pré-escolares, escolares, professores e funcionários da instituição. As turmas foram levadas separadamente, permitindo uma maior participação dos mesmos na realização das atividades propostas. Com realização deste projeto, foi possível concluir que a existência de uma horta agroecológica no ambiente escolar institui uma importante ferramenta de ensino e de construção de um comportamento alimentar saudável e de uma cultura ambiental sustentável dos alunos e dos funcionários envolvidos. A horta permitiu que os estudantes da educação infantil despertassem seu interesse pela adoção de bons hábitos alimentares, pelo contato direto com o meio ambiente, pela sustentabilidade e, ainda, fortaleceu as relações entre os pré-escolares, escolares, professores e funcionários da instituição, por meio do trabalho coletivo e cooperado. Diante disso, sugere-se a formação de grupos que busquem implantar hortas agroecológicas nas escolas, auxiliando as comunidades escolares no planejamento, execução, manutenção e colheita das hortas, e levando até elas princípios de alimentação saudável e cultura ambiental sustentável, formas de produção de alimentos, o solo como fonte de vida, entre outros.

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