RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE VISITAS DOMICILIARES REALIZADAS A IDOSA ACOMETIDA POR ALZHEIMER

Fabio Santos, Odete Messa Torres, Fernanda Almeida Fettermann

Resumo


O presente relato de experiência expõe as atividades de educação em saúde desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PET-PISC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, em parceria com o posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) 22. O programa PET-PISC tem como objetivo oferecer a vivência de visitas domiciliares (VD) a usuários acometidos por doenças crônicas, realizando orientações a ele e seus familiares. Essa atividade é feita junto a equipe de saúde, com o acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Para FETTERMANN (2015), a prática da atividade extracurricular proporciona a vivência e o ganho de experiência através dos diversos cenários para a formação de profissional sensível as necessidades da população atendida.
O presente trabalho traz um relato sobre a VD e suas singularidades sensíveis à vivência do PET-PISC. O protagonismo da visita domiciliar é atribuído aos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O estado físico e psicossocial do paciente são determinantes para a eletividade da VD. Dentre as DCNT acompanhadas, as mais recorrentes são: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM), sequelas por Doença Cérebro Vascular (DCV), Câncer (CA), Doença Renal (DR) e enfermos acamados por trauma ou não, compondo o cenário do paciente assistido em domicilio (SILOCCHI;JUNGES, 2017).
Tal relato se justifica na ratificação da eficiência do processo de prática e aprendizagem no qual o acadêmico através das necessidades de cada paciente promove o estudo para posterior fornecimento de orientações úteis e adequadas a realidade de cada usuário.
O objetivo desta exposição é realizar um relato de experiência acerca de visitas domiciliares realizadas a uma usuária idosa acometida por Alzheimer.
A visita domiciliar foi realizada de acordo com a programação previamente pactuada, monitorada pela enfermeira responsável e acompanhada pela presença de ACSs. Ocorreu no período de 29/08/2017 até 12/09/2017 as terças-feiras, totalizando 3 encontros, durante a tarde. Foi realizada por acadêmicos do curso de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Medicina.
Foi possível perceber e concluir o quão valiosa é ao acadêmico a oportunidade de aprendizado através da oferta de orientação direcionada aliada a prática assistencial monitorada.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.