PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: A INSERÇÃO DO MÉTODO PILATES EM ESCOLARES

Luiza Lopes, Simone Lara, Victória Ávila Martini, Laura Souto Melo, Lilian Teixeira, Susane Graup

Resumo


A prática do movimento nos anos iniciais do ensino fundamental representa um importante caminho para que a criança possa compreender melhor suas habilidades e, consiga adaptá-las a outras atividades dentro e fora da escola. O fato de não haver aulas de educação física escolar tem uma implicação negativa sobre a saúde física e psíquica da criança, uma vez que atrasos no desenvolvimento motor estão intimamente relacionados com as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar. O controle postural é importante para a compreensão da capacidade que o ser humano tem de exercer suas atividades e manter o corpo em equilíbrio, proporcionando estabilidade e orientação durante tarefas motoras. O Método Pilates representa um programa de treinamento físico e mental que considera o corpo e a mente como uma unidade, tendo como base o conceito denominado de contrologia, que consiste no controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo e no sistema único de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. Apesar de o Método Pilates apresentar uma série de efeitos benéficos para a saúde, estudos científicos acerca de sua aplicação na infância são limitados. Este trabalho tem como objetivo apresentar os benefícios da inserção do Método Pilates sobre a saúde das crianças, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, que não possuem educação física na sua grade curricular. Trata-se de um projeto de extensão, realizado nos últimos cinco anos (2013 - 2017), em uma escola pública municipal em Uruguaiana/RS, com o intuito de inserir o método Pilates no âmbito escolar através da realização de um protocolo de exercícios baseados no método. Participaram deste 109 alunos. Foi possível concluir através desse projeto que o método Pilates contribuiu para a melhora dos níveis de atenção e aprendizagem; desenvolvimento motor e equilíbrio postural, postura e na força dos músculos respiratórios dos participantes, sendo assim, uma ferramenta a ser utilizada no âmbito escolar, através de profissionais da educação e saúde, com o intuito de promover saúde e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes no contexto escolar.

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