CAPACITAÇÃO DE EQUIPE INTERDISCIPLINAR PARA ATUAÇÃO NA PROMOÇÃO À SAÚDE RELACIONADA À DOENÇA RENAL CRÔNICA

Elenice Brum, Anelise Dumke, Pietra de Vargas Minuzzi, Patrícia Medeiros Schmidt, Shana Hastenpflug Wottrich

Resumo


CAPACITAÇÃO DE EQUIPE INTERDISCIPLINAR PARA ATUAÇÃO NA PROMOÇÃO À SAÚDE RELACIONADA À DOENÇA RENAL CRÔNICA
A doença renal crônica (DRC) segundo a sociedade brasileira de nefrologia expressa-se através de uma perda lenta que acontece de modo progressivo e irreversível das funções renais; doença de grande influência física e psicológica afetando o paciente e a sua família, sinalizando a necessidade de um tratamento que atue de modo interdisciplinar, haja vista que este atendimento multidisciplinar ao doente renal crônico possibilita um impacto favorável no decorrer do tratamento (BASTOS et al, 2004).
Desta forma, o objetivo do presente estudo é apresentar o trabalho que está sendo realizado junto aos discentes dos cursos da área da saúde, profissionais da clínica renal TAE fisioterapeuta e professores da Unipampa, assim como descrever as principais vivências adquiridas até o momento com o desenvolvimento do projeto.
Este é um projeto de extensão dividido em três etapas: discussões sobre os temas com a equipe envolvida; capacitação e treinamento prático dos testes que serão realizados para avaliação dos pacientes; e a intervenção que será constituída por atendimentos e também por palestras visando a promoção e a prevenção de saúde e a prevenção da doença.
Os resultados parciais do projeto apontam para a construção do conhecimento pelos seus integrantes, a partir das atividades propostas ao grupo ao longo de oito encontros semanais. Estes propiciaram um maior conhecimento específico na área, adesão e compreensão do trabalho em equipe e interdisciplinar.
Com base na busca realizada, os artigos apontam que os atendimentos devam conter treinamento aeróbico de pacientes (NAJAS et al, 2009); alongamentos e fortalecimentos musculares dos membros superiores e inferiores, alongamentos lombar e cervical (SOARES et al, 2011); e treinamento muscular periférico (CORRÊA et al, 2009).
Constatou-se a necessidade de preparar profissionais das mais diversas áreas da saúde que colaborem, para a execução de um tratamento mais completo e voltado para o aumento da qualidade de vida de doentes renais crônicos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.