SABERES E FAZERES: ENSINANDO TECNOLOGIA - O BIODIESEL

Amanda Martinello Neres de Souza, Cristine Machado Schwanke, Clarice de Souza Tavares de Almeida, Matheus Felício Palmeira Dos Santos, Vinicius Zanata Coelho, Carlos Enio Jorge Lima

Resumo


Ensinar crianças e adolescentes sobre conteúdos de química, física, matemática e conscientização ambiental é um desafio para muitos educadores. Pensando nesta problemática foram desenvolvidas Oficinas de Produção de Biodiesel que buscam despertar o interesse dos alunos pelas disciplinas de exatas bem como a preservação ambiental.
O Biodiesel é um combustível de origem renovável produzido a partir da transesterificação, que possui características muito similares as do diesel convencional. A matéria prima considerada para a produção do Biodiesel nas oficinas foi o óleo residual proveniente de frituras. O óleo residual é atrativo, pois se trata de um resíduo que na maioria das vezes não recebe o devido descarte.
As oficinas foram realizadas na Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Para o maior entendimento dos alunos foi desenvolvido um material de apoio disponibilizado na plataforma Moodle da universidade. A parte experimental ocorreu no Laboratório de Biocombustíveis Biotec da instituição, e cada turma contou com 25 alunos.
As oficinas realizadas até o presente momento obtiveram um bom numero de parcipantes, sendo estes alunos do ensino fundamental, ensino médio, técnicos, professores de escolas municipais e estaduais, bem como os mais diversos profissionais. Portanto conclui-se que as Oficinas de Produção de Biodiesel são uma ferramenta eficiente na difusão de conceitos de preservação ambiental, gestão de resíduos, além de auxiliarem no ensino da disciplina de química.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.