I FEIRA DE CIÊNCIAS NATURAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL

Renata Siqueira de Mello, Felipe Lima Pinheiro, Etiely Karnopp, Michele Goulart dos Santos, Dalvan Carlos Beise, Samanta Dullius Pereira

Resumo


Dentro das escolas de educação básica brasileiras pouco se tem realizado para aguçar o interesse e a curiosidade dos alunos para as ciências, bem como existem dificuldades para que os professores desenvolvam suas aulas de forma contextualizada e interdisciplinar. Feiras de ciências são recursos riquíssimos para divulgação da ciência na comunidade escolar e eventos como esses também criam o primeiro contato entre os estudantes e as instituições de pesquisa. Isso acontece em razão da Universidade ainda ser uma realidade muito distante para maioria da comunidade. Sendo assim, a I Feira de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pampa teve como principal objetivo a divulgação das áreas de pesquisas estudadas dentro da Universidade. Além disso, buscou promover a conscientização ambiental e o conhecimento da fauna e flora pampiana para o público da cidade de São Gabriel - RS, com enfoque nas escolas do município, gerando uma integração do conhecimento entre escola e Universidade. A Feira de Ciências Naturais foi organizada pelo grupo PET Ciências Biológicas, campus São Gabriel e foi realizada no dia 23 de junho de 2017. O evento consistiu na distribuição de tendas pela praça, com temas relacionados as Ciências Naturais, estudados na Universidade em seus laboratórios de pesquisa, sendo cada uma composta por estudantes dos cursos de graduação, onde foram ministradas pequenas explicações sobre os temas.
Os alunos das escolas se mostraram muito interessados em aprender e ouvir sobre as diversas áreas. A parte prática das tendas proporcionou imensa curiosidade nos estudantes, que ficaram instigados em saber mais sobre os materiais ali apresentados, além de possibilitar o primeiro contato de muitos alunos com instrumentos laboratoriais, como lupas e microscópios. O uso de atividades práticas em sala de aula, especificamente no ensino de ciências, ainda é escasso na maioria das escolas. A ausência de práticas relacionadas aos conteúdos teóricos no ensino de ciências muitas vezes promove no aluno insatisfação e desmotivação gerando consequentemente um bloqueio que inviabiliza a aprendizagem. Nesse sentido, atividades que possam trazer o aspecto prático no ensino, como Feiras de Ciências, possuem grande potencialidade de melhoria do ensino das Ciências da Natureza, trazendo para os estudantes aquilo que falta nas escolas e a visão que necessitam para poder integrar o conteúdo teórico e prático. O público da comunidade também se mostrou muito participativo nas tendas expostas, contribuindo com conhecimentos pessoais e aprendendo. Sendo assim, a I Feira de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pampa cumpriu os objetivos propostos, promovendo o compartilhamento do conhecimento científico gerado na Universidade para a comunidade e as escolas da cidade, criando uma integração com a sociedade e contribuindo para o ensino de ciências de forma prática e formação do pensamento científico.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.