POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DOS SEMINÁRIOS INTEGRADOS VIA TEMAS

Omar Guilhano Rosa Soares, Jeneffer de Castro Branco, Caroline Wagner, Sandra Hunsche, Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Suélen Silveira Funari

Resumo


INTRODUÇÃO
O Ensino Médio tradicional tem o professor como detentor do conhecimento e os alunos como meros receptores, a partir disso, as políticas educacionais Azevedo; Reis (2013) têm procurado desenvolver ações que permitam aos estudantes agregarem conhecimentos técnicos - científicos e humanistas.O Seminário Integrado (SI) proposto pelas políticas educacionais se caracterizou como o momento onde havia diálogo entre todas as disciplinas, permitindo assim que os estudantes se apropriem do conhecimento, fazendo parte do processo de construção do conhecimento no momento em que fazem ligações com a realidade (AZEVEDO; REIS, 2013). Trabalhar o tema lixo em sala de aula baseado no eixo Meio Ambiente (BRASIL, 1997), torna-se pertinente, uma vez que tal assunto apresenta-se como sendo algo que apresenta um grande descaso por parte dos alunos com o ambiente escolar.
METODOLOGIA
Implementou-se uma proposta de ensino com base no tema lixo em uma escola pública de Lavras do Sul/RS. Para isso, foram planejadas e aplicadas diferentes atividades, que totalizaram 22 aulas, com 23 estudantes com idades entre 15 e 16 anos de uma turma do segundo ano do EMP. As atividades que foram desenvolvidas ao longo do trabalho buscaram sempre conhecer o ponto de vista dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados desta pesquisa são apresentados mediante duas categorias:
i)Potencialidades do trabalho a partir de temas no SI: percebeu-se que o tema Lixo é relevante para os alunos, considerando que apesar de saberem o destino do lixo em Lavras do Sul, muitos ainda tem atitudes inadequadas, como colocar lixo no chão. A maioria dos alunos acredita saber separar seus lixos apesar de não saberem o que é a coleta seletiva.A maioria dos alunos se diz a favor de um projeto de reciclagem na cidade, contudo, alguns não explicitaram interesse em trabalhar esse assunto. Para os alunos, o lixo é um problema do município, fazendo parecer que eles não fazem parte da sociedade.
ii)Dificuldades enfrentadas para concretização da proposta durante o SI:Uma das dificuldades enfrentadas durante a pesquisa foi à fragmentação que ocorreu ao longo das semanas, pois em muitos momentos, o SI precisou atender outras demandas, relacionadas com as datas comemorativas do mês. O SI foi pensado como um espaço para que haja o diálogo entre os professores, contudo, existe certo receio em se trabalhar a interdisciplinaridade.
CONSIDERAÇÕES
O presente trabalho teve o Lixo como embasamento para a pesquisa dos estudantes, uma vez que esse assunto se relaciona ao Meio Ambiente que é um dos Temas Transversais e faz parte do cotidiano dos estudantes. Eles passaram a questionar suas atitudes, a analisar como a administração pública trata esse assunto e quais as possíveis soluções para tentar solucionar o problema do lixo no município. As dificuldades enfrentadas se apresentaram em relação as inúmeras tarefas que ficavam a cargo do SI, não permitindo assim, uma pesquisa continua de determinado assunto ea falta de tempo disponível dos professores para elaborarem as atividades, pois na grande maioria das vezes, os docentes lecionam em mais de uma escola.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.