ANÁLISE DE TABULEIROS DE PONTE: COMPARAÇÃO DOS EFEITOS CAUSADOS POR UM VEÍCULO REAL E NORMATIVO

Raphael Alfredo Diniz Rocha, Alisson Simonetti Milani, André Lübeck

Resumo


Por definição, pontes são estruturas utilizadas para transpor obstáculos físicos ou naturais e por causa da sua importância socioeconômica e a necessidade de associar segurança-custo, acaba sendo de grande relevância obter e comparar os esforços do veículo normativo hipotético frente aos veículos reais que atuam sobre a estrutura. Com esse propósito, utilizaram-se dois modelos de cálculo: o trem-tipo da norma NBR 7188/2013 e um veículo real definido como o mais impactante por Ferreira (2006). As análises foram realizadas via método dos elementos finitos, com auxílio do software SAP2000 V12. Os resultados demonstraram a superioridade em termos de esforços gerados do veículo normativo diante do veículo real, porém é importante ressaltar à necessidade da distribuição da carga na determinação dos esforços e do espaçamento entre os eixos do veículo real, para que não ofereça riscos estruturais significativos à estrutura. Vale salientar que o veículo normativo encontra-se no limite de sua segurança.

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