PROJETO DE FÁBRICA '' CERVEJARIA DO PAMPA ''

Juliano Silva Alves, Cleverson Paim Trindade

Resumo


O atual panorama de evolução do setor de bebidas tornou-se um fator decisivo para a escolha deste tema. Esta afirmação deve-se ao fato de que cada dia mais as cervejas artesanais ganham espaço, principalmente em roteiros turísticos, onde a visitação a fábricas de cervejas e a degustação destes produtos tornam-se um atrativo, gerando com isso uma estratégia de benefício mútuo para a cidade e para o empreendimento. Além disso, conforme aponta uma pesquisa realizada em 2013 pelo Ibope, pelo menos 64% dos brasileiros preferem celebrar suas festas e comemorações com cerveja (BRASIL, 2014).
Ainda, da mesma forma que as vinícolas existentes na região tornaram-se roteiros turísticos da região do pampa, pretende-se com a realização do presente trabalho, comprovar a viabilidade de implantação de uma fábrica de cervejas artesanais que aliem qualidade e sabor, agregando ainda mais fama e prestígio à região do pampa já tão rica em suas produções, assim como incorporar-se à produção nacional já caracterizada por ser a terceira maior produtora de cerveja do mundo (BRASIL, 2014).
Dessa forma, busca-se projetar uma indústria cervejeira desde sua primeira etapa, aplicando os mais diversos conhecimentos adquiridos ao longo da formação de Engenharia de Produção. Isto é, explorar e aplicar áreas como logística, pesquisa operacional, custos da produção, estratégia organizacional, segurança industrial, dentre tantas outras contidas na grade curricular e, além destas, também os conhecimentos trabalhados e revistos na disciplina de Projeto de Fábrica e Leiaute.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.