ESTUDO PRELIMINAR DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DOS CORREDORES DA UNIPAMPA, CAMPUS BAGÉ

Lucas Teixeira dos Santos, Matheus Felicio Palmeira Dos Santos, Patrícia de Simas Cunha, Mariana Sodré Castrillon, Martín Cruz Rodríguez Paz

Resumo


O uso racional de energia elétrica tem como principal objetivo reduzir as perdas na transmissão, distribuição e consumo, aplicando conceitos em diversas áreas, tais como, energia, economia e administração.
A iluminação representa boa parte do consumo de energia elétrica, sendo que no setor comercial e serviços públicos são responsáveis por 44%. Justificando a relevância de buscar meios de eficiência energética no sistema de iluminação dos corredores da Unipampa, Campus Bagé.
Com o intuito de buscar alternativas de eficiência energética, o presente trabalho apresenta medições preliminares de iluminância, verifica se a alternativa proposta está de acordo com a norma ABNT NBR 5413:1992. Tendo como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica.
A proposta inicial não se aplica a configuração atual do sistema de iluminação da amostra analisada, por não estar de acordo com a norma. Realizar-se-ão novos estudos com medições nos demais corredores do campus, verificando a viabilidade de outras alternativas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.