ALOCAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA VISANDO MINIMIZAÇÃO DE PERDAS ATRAVÉS DE PROBLEMA DE TRANSPORTE

Guilherme Basso, Daniel Pinheiro Bernardon, Luis Henrique Ost Scher

Resumo


As perdas de energia são inerentes ao processo de transmissão e distribuição, pois dependem das características físicas dos elementos de transmissão e distribuição (ALMEIDA, 2011). Assim, se faz necessário minimizar estas perdas, transportando energia elétrica de forma eficiente, por meio da otimização do despacho do fluxo de potência. Outra solução, para a redução de perdas técnicas, é a geração de energia elétrica próxima ao centro de carga. Ou seja, através da alocação de geração distribuída (GD) há redução das perdas no transporte de energia elétrica.
Deste modo, este artigo propõe utilizar o Problema do Transporte, que é um caso peculiar de Programação Linear (PL), para minimizar as perdas no sistema de distribuição de pequeno porte proposto. E ainda se busca a melhor solução com menor custo associado, considerando-se também o custo de geração. Como restrições da modelagem se aplicam a capacidade de entrega e estocagem; e a demanda a ser atendida.
No estudo, apresentou-se a aplicação da Programação Linear ao Problema de Transporte de Energia. Dado um estudo de caso, modelou-se o sistema de distribuição no software OTIMIZA, implementou-se três soluções técnicas individuais de acordo com as características de cada solução e respeitando as restrições impostas na modelagem do problema de transporte.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.