GUIA DE CONTEÚDO, REDAÇÃO E LINGUAGEM PARA AS MÍDIAS SOCIAIS DA UNIPAMPA

Emanuelle Bueno

Resumo


O presente trabalho é oriundo de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) produzido no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Tal projeto propõe a concepção de um produto comunicacional inovado a partir do fenômeno da transformação (ROSSETTI, 2013), sendo esse materializado em formato de guia de conteúdo, redação e linguagem, estruturado como eBook e voltado especificamente para orientações acerca das quatro mídias sociais da Unipampa: site institucional, Facebook, Twitter e Youtube. A partir desse entendimento, instaura-se a problemática que irá nortear este trabalho: quais seriam as diretrizes mais adequadas para compor um guia de conteúdo, redação e linguagem para as mídias sociais para Unipampa? Para dar conta dessa questão norteadora, visa-se elaborar um produto editorial [eBook] a partir do uso articulado dos conceitos de mídias sociais (com linguagem mais dinâmica/descontraída) e comunicação pública (com linguagem mais séria/oficial) para empregar uma comunicação estratégica, vez que o efeito dessa junção é a própria ação social de comunicar fomentada pela elaboração de um conteúdo comunicacional estratégico. Para explicitar essa proposta, autores como Recuero (2009), Bueno (2015), Colnago (2015) e Martino (2015) serão relevantes para a abordagem sobre mídias sociais, assim como Kunsch (2012) e o ordenamento jurídico (BRASIL, 1988) servirão de base conceitual para as tratativas de comunicação pública.

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