A_TRANSFORMAÇÃO_DA_PRÁTICA_DOCENTE_A_PARTIR_DE_EXPERIÊNCIAS_E_VIVÊNCIAS_INTERDISCIPLINARES

Ricardo Costa Brião, Diana Paula Salomão de Freitas

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados parciais de um Projeto de Pesquisa, em andamento, no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Bagé RS, com o qual pretende-se investigar as colaborações nas transformações pedagógicas de docentes a partir de vivências em práticas interdisciplinares. Trata-se da revisão teórica sobre interdisciplinaridade do referido projeto de pesquisa. O Objetivo desta etapa do Projeto de Pesquisa, foco deste texto, é discutir as colaborações de um trabalho interdisciplinar, para continuidade da pesquisa que será realizada com professores da Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins escola onde atuo como docente. Como objetivo geral da pesquisa a ser realizada no MAE, delimita-se: avaliar proposta de práticas interdisciplinares concomitante ao ensino tradicional no Ensino Médio, a partir de intervenções pedagógicas interdisciplinares que se configurem como propostas de inovação pedagógica no campo do ensino. Como objetivos específicos podemos citar: Problematizar o ensino tradicional e sua real capacidade de desenvolvimento de saberes no ensino médio; investigar as propostas interdisciplinares já desenvolvidas na escola; analisar e discutir junto aos professores as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares; propor práticas interdisciplinares no contexto escolar e analisar as colaborações produzidas sobre o ensino e sobre o fazer pedagógico dos docentes. Este Trabalho apontada a necessidade de uma maior discussão na escola dos conceitos de interdisciplinaridade, indicando que as práticas interdisciplinares podem colaborar com a transformação que se deseja no ensino. A revisão teórica apresentada dá conta de indicar que uma formação interdisciplinar ou discussões norteadoras desta temática podem estar atreladas à formação continuada.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.