IDENTIDADES LGBT: PROBLEMATIZANDO A DOCÊNCIA NA ESCOLA

Aline Giorgis Santos Simões, Dulce Mari da Silva Voss

Resumo


O presente trabalho apresenta parte de uma pesquisa bibliográfica realizada no Portal da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) de textos do Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação (GT23), cujo objetivo foi analisar os discursos que circulam nessas produções científico-acadêmicas acerca das múltiplas sexualidades.Nesse sentido, apresento as contingências históricas de surgimento do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) e, posteriormente, analiso textos que abordam as experiências de professoras que se reconhecem nessas identidades sexuais e que enfrentam barreiras em suas vivências no contexto escolar. As, a sexualidade é mais do que simplesmente o corpo; a sexualidade é, além de uma preocupação individual, uma questão claramente crítica e política, que merece uma investigação e uma análise histórica e sociológica cuidadosas. As culturas sexuais e os modos de vivê-las são construídos historicamente. É nestas práticas que identidades e diferenças são produzidas, discursos e vivências da diversidade sexual são disputados e provocam as mudanças sociais.

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