REFLETINDO SOBRE A CULTURA DE PAZ COMO PROPOSTA DE COLABORAÇÃO PARA O ENSINO

Nara Rosane Machado de Oliveira, Claudete da Silva Lima Martins, Francéli Brizolla

Resumo


Este trabalho apresenta uma reflexão sobre como adolescentes do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas, do município de Bagé RS, percebem seu entorno social, a violência e a possiblidade de construção de uma cultura de paz, portanto se tem por objetivo apresentar uma discussão a respeito da percepção dos adolescentes a partir de suas produções textuais. Esta reflexão é oriunda da monografia de conclusão do curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa, intitulada Polícia Civil e Escolas: construindo pontes para uma cultura de paz. A pesquisa foi planejada como uma pesquisa social explicativa e teve como metodologia os pressupostos da pesquisa-ação, ocorreu entre os meses de abril e junho do ano de 2017, e para esta reflexão teve como sujeitos duzentos e vinte e três adolescentes, do nono ano do ensino fundamental de cinco escolas públicas de educação básica do município de Bagé. Como instrumentos de coleta de dados foram usados as produções textuais livres e voluntárias confeccionadas pelos adolescentes, os dados coletados foram organizados e submetidos à análise do conteúdo. Concluímos que as discussões sobre cultura de paz em detrimento da violência propiciam momentos de reflexão, possibilitando aos estudantes uma revisão em suas práticas cotidianas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.