INTERDISCIPLINARIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO

Hélen Giorgis Santos, Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Dulce Mari da Silva Voss

Resumo


Esse trabalho apresenta resultados da pesquisa intitulada Interdisciplinaridade na área de Ciências da Natureza que foi elaborada com base na Mostra Interdisciplinar e suas Tecnologias que ocorre na Escola Barão de Aceguá (Rio Grande do Sul) nos componentes curriculares de Química, Física e Biologia. A investigação foi executada por meio de um Estudo de Caso. Para isso, realizou-se a análise documental de textos produzidos pelos alunos e um debate da temática com auxílio de grupos focais formados pelas turmas do terceiro ano do Ensino Médio. Com esse estudo, constatou-se que a Mostra tem possibilitado a construção de um trabalho interdisciplinar na área das Ciências da Natureza, pois, através de planejamento e da realização destas ações, verificou-se que a atividade está caminhando rumo à interdisciplinaridade como um processo contínuo e permanente, reorganizando o trabalho a cada ano. Cada edição dessa atividade em questão, é planejada no sentido de criar práticas de experimentação que integrem verdadeiramente os componentes curriculares de Biologia, Física, Química, buscando superar a visão epistemológica de fragmentação dos conhecimentos. Enfim, percebe-se que a Mostra Interdisciplinar e suas Tecnologias está na busca incessante de encorajar os estudantes e os docentes envolvidos a realizar um processo que estabeleça uma afinidade entre os conhecimentos, podendo sim descobrir que a ciência está em qualquer lugar, em qualquer fenômeno, seja ele natural ou social.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.