DEFINIÇÃO DO PERFIL DOS ACADÊMICOS QUE EVADEM DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Paulo Roberto Müller Amorim Júnior, Fátima Teresinnha Rodrigues Pinheiro, Jonas Anderson Simões das Neves

Resumo


Com a atual expansão e interiorização do acesso ao ensino superior alguns fenômenos pertinentes ao tema começam a surgir com maior evidencia, como, por exemplo, os altos índices de evasão apresentados por alguns cursos de graduação. Neste contexto, de democratização do ensino superior buscou-se estudar o caso do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, em funcionamento desde o ano de 2011, no Campus Itaqui, o qual apresenta elevados índices de evasão. Assim, nos anos de 2014 e 2015, na parte final do semestre, foram aplicados questionários, com 25 questões, a um grupo de 98 alunos ingressantes, com o objetivo de coletar dados que contribuíssem para a definição do perfil dos discentes que evadem do curso. Antes da análise dos dados colhidos na pesquisa acreditava-se que a grande parte dos discentes que evadem estariam acima dos 25 anos de idade, seriam assalariados, estudariam apenas no turno inverso da jornada laborativa, não residiam com os pais e já teriam família constituída e com descendentes. No entanto, com a pesquisa encontrou-se perfil diverso do esperado, pois quando traçamos o perfil do discente que evade verifica-se que este está dentro da faixa etária de 17 a 24 anos, estuda durante o dia, não exerce atividade laborativa, não possui família com descendentes, reside no município e com familiares, sendo que a renda mensal destes alunos fica entre 1 e 3 salários mínimos. Por fim, outro ponto importante observado durante a pesquisa e que, cerca de 60% dos ingressantes relatam entrar por motivos não afeitos a proposta do curso, apenas 9,18% afirmaram se identificar com o curso, ou seja, a maioria dos acadêmicos não apresenta afinidade com o curso. Observa-se que o curso e inovador não seguindo os modelos tradicionais e não apresenta nicho de mercado definido o que muitas vezes contribui para evasão do aluno.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.