ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE CONTROLE PARA A RECARGA E DESCARGA INTELIGENTES DE VEÍCULOS ELÉTRICOS PLUG-IN

John Jefferson Antunes Saldanha, Eduardo Machado Dos Santos

Resumo


Os veículos elétricos plug-in (VEPs) apresentam-se como uma alternativa para reduzir a emissão de poluentes dos veículos movidos a combustíveis fósseis. Estes veículos são movidos por motores elétricos, que são alimentados pela energia armazenada em suas baterias. Com isto, o VEP precisa se conectar na rede elétrica para a recarga da bateria. No processo de recarga, o veículo atua como carga para o sistema elétrico de potência (SEP). Caso uma quantidade significativa de VEPs requisitarem recarga ao mesmo tempo, o SEP poderá sofrer certas complicações, como sobrecargas de linhas e violações de tensões. Entretanto, o veículo elétrico plug-in também pode atuar em benefício da rede elétrica através do controle da taxa de recarga ou injeção de energia ativa. Dessa forma, é importante controlar a recarga e descarga dos VEPs. Este trabalho objetiva fornecer uma visão geral das principais estratégias de recarga e descarga dos veículos elétricos plug-in disponíveis na literatura, visando o benefício do SEP. Além disso, uma nova estratégia baseada nas principais observações das referências estudadas será proposta. Para isto, as principais bases científicas e técnicas no contexto do trabalho foram utilizadas para a pesquisa. Selecionaram-se referências recentemente publicadas que solucionassem o problema. Os trabalhos foram analisados e confrontados para reunir as principais falhas e pontos fortes. Verificou-se que as referências não consideravam a opinião do consumidor em fornecer seu veículo para beneficiar o SEP. Assim, a metodologia a ser proposta deverá considerar a prioridade de recarga por parte do consumidor, propiciando assim uma otimização da recarga dos VEPs, respeitando as condições nominais de operação do SEP e a vontade do usuário.

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