ANÁLISE DE AMBIENTES NA EMPRESA MC DONALD'S DO BRASIL

Katiane Rossi Haselein Knoll, Paulo Vanderlei Cassanego Júnior

Resumo


Devido ao processo de globalização, as empresas buscam inovação através de novas estratégias para poderem se sustentabilizar no mercado. Com isso, procuram novas tecnologias, recursos humanos qualificados, resultados financeiros consideráveis, um bom desempenho produtivo, entre outros diversos fatores que exigem um melhor planejamento organizacional. De acordo com o ambiente competitivo que a globalização proporcionou, surge a presente pesquisa, baseada no case Desafios da administração no MC Donalds do Brasil. Assim, foi proposto um estudo qualitativo, de análise bibliográfica e documental, com base na avaliação de cenários da empresa, aplicando para isso, a Análise do SWOT. A Análise de SWOT serve como base para a elaboração de um planejamento estratégico nas organizações, essas que procuram ferramentas ou estratégias para inovar nos seus meios. Daí a necessidade de utilizar essa ferramenta, que é simples e acaba por se tornar útil para um bom diagnóstico institucional. Conforme Hungen e Wheelen (2002), a matriz de TOWS (SWOT ao contrário) ilustra como as oportunidades e ameaças externas com que uma determinada corporação se depara podem ser combinadas com as forças e fraquezas internas dessa empresa, resultando em quatro conjuntos de alternativas estratégicas. Partindo disso, foi importante salientar o processo de planejamento estratégico na organização, para criar a intervenção empresarial do presente estudo. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o ambiente externo da organização (ameaças e oportunidades) e ambiente interno (forças e fraquezas) da empresa MC Donald's do Brasil, e a partir disso; elaborar uma proposta de intervenção empresarial, utilizando a Matriz TOWS, ou seja, cruzando dados do estudo..

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.