A EFICIÊNCIA, MELHORIAS NECESSÁRIAS E APLICABILIDADE DAS FERRAMENTAS DE MARKETING EM EMPRESA DO SETOR TERCIÁRIO

Michele Bielinski da Silveira, Andressa Hennig Silva

Resumo


As empresas do terceiro setor possuem grande representatividade na geração de emprego e renda no mundo, portanto, para a devida disseminação do nome, imagem e ofertas destas empresas, é necessário a utilização de estratégias de marketing eficazes e bem controladas, com ferramentas voltadas a finalidade da organização. Assim, esta pesquisa investigou a utilização de ferramentas de marketing em uma empresa brasileira de grande porte voltada ao serviço de qualificação profissional, com seguinte objetivo geral: verificar a eficiência da aplicação de ferramentas de Marketing utilizadas na unidade educacional da empresa X de Santana do Livramento / RS. Adotou-se o método de estudo de caso, mediante a coleta de dados por observação participante, análise documental e entrevista semiestruturada com o responsável de marketing da unidade e seu coordenador. Os dados coletados foram devidamente analisados mediante a transcrição e análise de conteúdo no caso da entrevista, e comparados com o diário de campo do processo de observação e documentos coletados da empresa. A análise das informações demonstrou a necessidade de aprimoramento dos processos de utilização das ferramentas de marketing da unidade, voltadas a comunicação digital, mídia local em rádios e jornal, tendo em vista que as mesmas não eram atualizadas com a frequência necessária, sendo que a ferramenta de e-mail marketing, por exemplo, era praticamente descartada, deixando de expor informações importantes ao público-alvo da empresa. Ressalta-se que o fato do responsável de marketing não realizar somente as tarefas destinadas a este setor, também constitui em um dos fatores ocasionadores do mal gerenciamento das ferramentas organizacionais, e que o engessamento dos processos para a criação dos materiais gráficos e spots para o rádio também tornam-se fatores decisivos quando não há uma gestão adequada dos processos. Visando melhorar o controle e a eficácia das ferramentas de marketing disponíveis na unidade educacional, sugeriu-se a criação de uma planilha para realizar o planejamento e administração das ações de marketing, atualização periódica dos meios de comunicação e ações para aumentar o relacionamento dos clientes com a empresa através das mídias sociais, site, rádio e jornal, bem como a utilização da ferramenta de envio de e-mail marketing, tendo em vista a manutenção do relacionamento com o público-alvo. Por fim, destaca-se que o estabelecimento de estratégias de marketing bem planejadas e organizadas proporcionam vantagem competitiva à empresa e a possibilidade de se destacar perante a concorrência, estabelecendo relacionamentos sólidos e de longo prazo com o cliente.

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