A MOTIVAÇÃO DOS GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO PARA EMPREENDER

Roseclair Lacerda Barroso, Sebastiao Ailton Da Rosa Cerqueira Adao, Roseclair Lacerda Barroso, Marcos Vinicius Dalagostini Bidarte

Resumo


No início do século XXI houve uma explosão na quantidade de estudos realizados abarcando o empreendedorismo. Este, enquanto área de investigação acadêmica foi gradualmente sendo incorporado por diversos cursos em nível mundial. O aumento do estudo do empreendedorismo na academia brasileira possibilitou a sua inclusão na estrutura curricular de vários cursos técnicos e superiores. O ensino do empreendedorismo como disciplina acadêmica, por exemplo, está incluída na estrutura curricular do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Esta pesquisa teve como objetivo verificar como se caracteriza a motivação dos alunos do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Santana do Livramento, RS, em empreender no seu próprio negócio. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem quantitativa, realizada através do método survey. Os dados primários foram coletados através de um questionário estruturado e analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados da pesquisa demonstraram que maioria dos respondentes pretende trabalhar por conta própria. Observou-se que a maioria dos respondentes optou em empreender em um novo negócio e o ramo de atividade mais escolhido foi o de alimentação/gastronomia, seguido de comércio. Quanto às características do comportamento empreendedor, a que os respondentes mais julgaram possuir foi o comprometimento, e a que menos julgaram possuir foi a persuasão e rede de contatos. Os respondentes concordam que o Curso fornece as ferramentas e conhecimentos necessários para que empreendam em um negócio próprio, porém, sentem-se indiferentes quanto ao fornecimento de conhecimentos técnicos e de gestão. É relevante que a Universidade atente para uma formação alinhada com o perfil do egresso estabelecido pela própria, onde constam competências e habilidades fundamentais voltadas para a formação do Administrador/Empreendedor.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.