PROGRAMA STARTUP PAMPA: O DESAFIO MODELO DE NEGÓCIOS E SUA ANÁLISE NO TRIÊNIO 2013-2015

Thiago Eliandro de Oliveira Gomes, Fladimir Fernandes Dos Santos, Daniele dos Anjos Schmitz, Vitor Rodrigues Almada, Émerson Oliveira Rizzatti

Resumo


Sob o enfoque de promoção do desenvolvimento por meio do empreendedorismo possui um órgão complementar, o Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec). Esse órgão tem como missão impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica, disponibilizar momentos de capacitação e desenvolvimento das ideias capazes de agregar valor para todos, oferecendo a estrutura necessária para o surgimento de empresas inovadoras e para a organização do ecossistema da inovação na região do Pampa Gaúcho. O PampaTec tem um conjunto de ações que fomenta o empreendedorismo, dentre eles o programa Startup Pampa, que tem como foco envolver alunos de universidades, comunidade e empresários. O principal evento do programa Startup Pampa na área de empreendedorismo é o Desafio Modelo de Negócios. Tal evento acontece anualmente, no mês de novembro, e tem como objetivos promover a cultura empreendedora entre os universitários de Alegrete e a comunidade, prospectar interessados em desenvolver projetos empresariais inovadores e capacitar os participantes em metodologias voltadas ao desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica.
O objetivo deste trabalho é fazer um relato das ações que ocorreram nas edições do Desafio Modelo de Negócios no triênio 2013 a 2015. Isso é relevante porque além de incentivar novas discussões acerca do empreendedorismo com inovação, também vem divulgar informações sobre o evento Desafio Modelo de Negócios.
O relato de experiência apresentado é baseado nas discussões e análises dos registros gerados nas edições realizados nos anos de 2013 a 2015. O estudo possui uma abordagem quantitativa tendo em vista que procurou-se quantificar variáveis referentes à produção no triênio analisado. Como plano de coleta dos dados seguiu-se as seguintes etapas: (1) busca do número de participantes por ano e por instituição a que pertencem; e (2) análise quantitativa dos dados e discussão dos resultados.
Os resultados revelaram que a cada nova edição, o evento Desafio Modelo de Negócios ganha em escala e em diversidade. O evento, que reuniu 30 participantes em 2013, no ano 2015 teve uma evolução de aproximadamente 7 vezes mais no número de participantes, o que vem mostrando que o evento vem se consolidando como um importante fomentador da cultura do empreendedorismo inovador, além de integrar a universidade e a comunidade, buscando gerar ações que proporcionem benefícios à sociedade e que contribuam para o desenvolvimento regional.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.