PSICOMOTRICIDADE E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Beatriz Izabel Kapelinski, Sandra Coppini Rosa

Resumo


O presente estudo tem como tema a contribuição da psicomotricidade no processo de alfabetização. Seu principal objetivo visa investigar sobre a psicomotricidade e sua relação com o processo de alfabetização dos educandos, que estão inseridos em um ciclo de alfabetização, que perdura do 1º ao 3º ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica que contempla os aspectos relevantes ao tema. Como resultados e discussão desse estudo evidencia-se que a alfabetização, aprendizado ou ensino da leitura e da escrita, envolve várias aprendizagens, dentre estas, a construção e desenvolvimento de habilidades psicomotoras. Como o processo de alfabetização é amplo e requer conhecimentos e noções cruciais para que o educando possa se relacionar com o mundo letrado em que está inserido, ao final do ciclo de alfabetização, que contempla os três primeiros anos de estudo no Ensino Fundamental, entende-se que esse processo será efetivado. Porém, para isso o aluno terá que desenvolver suas habilidades psicomotoras das quais, nessa pesquisa, será evidenciada as noções de lateralidade, orientação espacial e temporal. A lateralidade, em que é usado um lado do corpo para realizar as ações favorece na distinção de letras quanto sua posição espacial ou no sentido direcional da leitura e escrita, pois está ocorre da direita para a esquerda. Por sua vez, a orientação espacial a ser construída na criança contribuirá para que esta respeite os limites da folha e das linhas do caderno. A orientação temporal proporcionará que seja entendida a sequência temporal que existe em uma história, bem como, faça-se a relação dos sons e letras. Assim, para poder se alfabetizar, a criança precisa, essencialmente, compreender-se diante do meio que a cerca por meio dessas e outras habilidades psicomotoras. Portanto, a psicomotricidade contribui no processo de alfabetização, já que o sujeito epistêmico necessita de aprendizagens psicomotoras para poder evoluir seus pensamentos e ações em relação a conhecimentos cada vez mais abstratos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.