ALUNOS NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: UMA PERSPECITIVA PRODUTIVA NA SALA DE AULA

Quelen Pereira Pinheiro, Patricia Dos Santos Moura

Resumo


A discussão sobre conflito escolar não é atual e tem sido diariamente mencionada nas instituições educacionais, principalmente sendo associada à violência e agressividade, mas ao realizar uma pesquisa é possível perceber que existem pensamentos diferenciados sobre os conceitos de conflito, sendo possível destacar dois pontos de vista: o primeiro sendo o conflito relacionado à violência, conforme os pesquisadores Chevitarense e Moura (2009) e Pacheco (2006); e o segundo como o conflito sendo necessário e comum na convivência entre pares, embasado por Hammes (2009) e Chispino (2007). O interesse por esta pesquisa se deu através da inquietação do meu trabalho como docente e orientadora educacional em uma escola Municipal de Jaguarão. Sentindo necessidade de incluir os alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental no processo de mediação dos conflitos, estes do qual sou professora regente de classe e penso que será mais proveitoso proporcionar um trabalho de intervenção com os próprios alunos como docente, partindo do olhar de orientadora educacional. Buscando alcançar o objetivo propondo aos alunos a análise e a mediação das situações de conflito que ocorrem na sala de aula pelas próprias crianças. Os procedimentos metodológicos utilizados para esta pesquisa foram questionário com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental e entrevista com alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental, para um diagnóstico de conhecimentos prévios sobre o assunto conflito. Como o trabalho está em andamento, serão organizadas aulas, onde os alunos possam realizar a análise e discussões das situações conflituosas, participando e sendo atuantes como mediadores. Durante o andamento do projeto de intervenção, este poderá ser adaptado conforme surgirem necessidades. E para embasar este trabalho, realizei uma pesquisa sobre as diferentes concepções do conflito; sobre a importância de incluir esta temática no currículo escolar; e também a necessidade de realizar uma mediação. Espero que este trabalho proporcione aos alunos inquietação sobre o tema, instigando neles o desejo de conhecerem mais sobre o assunto e utilizando dessas aprendizagens para realizar as mediações cabíveis para cada situação de conflito.

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