VIOLÊNCIA NA ESCOLA: O OLHAR DA MÍDIA TELEVISIVA SOBRE OS CASOS REGISTRADOS EM BAGÉ

Roberta Almeida Mercio, Claudete Da Silva Lima Martins

Resumo


Este trabalho apresenta uma investigação em andamento, que propõe a realização de uma análise sobre o tema da violência escolar, mas que considere não a violência em si, mas os elementos a ela ligados (as manifestações da violência na sociedade, seus motivos, seus tipos e as possíveis consequências no ambiente escolar) e trazer uma crítica às coberturas jornalísticas sobre este tema, que se limitam a expor apenas o fato ocorrido depois de feito um boletim de ocorrência, mas não dão conta de mostrar as questões geradoras desta violência. A intenção é propor uma reflexão sobre a atuação dos meios de comunicação nestas situações e buscar voltar os olhos da sociedade para a questão de forma ampla. Para atingir este objetivo realizou-se levantamento das notícias exibidas no 2º semestre de 2015 na RBS TV Bagé, para possibilitar a análise das coberturas jornalísticas sobre as ocorrências registradas e identificar a escola municipal que sofreu com maior frequência o fenômeno da violência. Trata-se de uma pesquisa exploratória que será realizada na escola municipal de Bagé mais atingida pelo fenômeno no ano de 2015. São sujeitos desta investigação alunos e professores da escola investigada, que tiveram experiências vinculadas com o fenômeno da violência escolar. Para coleta de dados serão utilizados como instrumentos entrevistas do tipo não-estruturadas e observação, com registro em diário de campo. Será realizada análise de conteúdo dos dados coletados, conforme Antônio Gil. A pesquisa teve início em agosto de 2016 e seu término está previsto para julho de 2017. A partir da revisão da literatura e dos dados coletados até o momento, acredita-se que entender os motivos que geram a violência nas escolas municipais de Bagé é fundamental, não apenas para mapear os atos de violência, mas para compreender o fenômeno e quiçá, contribuir para que a mídia e, a própria sociedade de modo geral, possam construir ações capazes de superá-lo.

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