ESTÍMULOS SENSORIAIS NA ENSINAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ATIVIDADES ADAPTADAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Tiane Pereira Muller, Rafael Roehrs, Vilson Ervandil Messa dos Santos, Simone Pinton

Resumo


A ensinagem de Ciências da Natureza contempla a abordagem de conceitos e fenômenos químicos, físicos e biológicos que precisam ser visualizados para serem melhor compreendidos, portanto os professores devem estar preparados para atender de maneira adequada aqueles alunos que não possuem o sentido visão, buscando novas linguagens e métodos que permitam e colaborem na percepção de conceitos e fenômenos, criação de imagens, formação de memórias e na consolidação do aprendizado, para tanto, é imprescindível o uso de diversos estímulos sensoriais, pois de acordo com Nunes e Lomônaco (2010) é importante que as informações visuais cheguem por outros caminhos, ou seja, por outros canais sensoriais, no caso, os outros sentidos. O objetivo deste trabalho é descrever através de uma revisão literária a como pode-se utilizar os estímulos sensoriais na ensinagem de Ciências da Natureza para alunos com deficiência visual, através da utilização de novos métodos que instiguem os demais sentidos (tato, olfato, audição e paladar) de forma a contribuir na formação de memórias e na consolidação do aprendizado.Este estudo foi desenvolvido seguindo os preceitos do estudo exploratório, através de uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2008). Esta pesquisa foi feita nas bases de dados das seguintes fontes: Scielo (Scientific Electronic Library Online), Banco de Teses da Capes e Google acadêmico, de onde foram coletados artigos científicos, teses e dissertações sobre o referido tema, para leitura e análise a fim de angariar dados para a referente pesquisa.É possível abordar diversos conceitos, tais como, ondas sonoras, condutividade elétrica, liberação de gases, sistema respiratório, volume dos gases, entre outros, através de diversos estímulos sensoriais. Entendo que a ensinagem de Ciências da Natureza para alunos com deficiência visual é um grande desafio para os professores e para a escola. Estes desafios devem ser superados a fim de que estes alunos percebam que possuem as mesmas habilidades e potencialidades que os alunos videntes; apenas precisam de condições favoráveis ao seu aprendizado e de professores realmente capacitados e comprometidos com a verdadeira inclusão na escola.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.