O PERFIL DO PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE URUGUAIANA/RS

Silvia Esther Azambuja Pereira, Julio Cesar Bresolin Marinho, Edward Frederico Castro Pessano

Resumo


O presente trabalho refere-se à questão da coordenação do trabalho pedagógico realizada dentro das escolas da Rede Municipal de Ensino, que é feita efetivamente pelos profissionais denominados Professores Coordenadores Pedagógicos. Esses profissionais estão em busca da sua identidade profissional e autores como Celso Vasconcellos (2006) e Paulo Freire (1982 e 2000) foram fundamentais para embasar esse estudo. Neste sentido, para melhor conhecer a realidade desses profissionais, fez-se necessário investigar o perfil dos Professores Coordenadores Pedagógicos, quais são as suas principais atribuições e quais são as maiores dificuldades encontradas no trabalho de Professor Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino do município de Uruguaiana/RS. A partir da análise das atribuições previstas em Plano de Carreira, verificou-se a dimensão do trabalho do Professor Coordenador Pedagógico nas escolas da Rede Municipal de Ensino e percebeu-se que esta pesquisa vem ao encontro das reais necessidades da demanda escolar. Partindo de tais necessidades, este estudo teve como objetivo geral traçar o perfil dos Professores Coordenadores Pedagógicos que atuam na Rede Municipal de Ensino do Município de Uruguaiana/RS.
Os caminhos escolhidos para o desenvolvimento da pesquisa foram: questionário aplicado aos Professores Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental e acompanhamento de cinco reuniões de formação continuada dos Professores Coordenadores Pedagógicos, promovidas pela SEMED. O referido questionário foi aplicado no segundo semestre de 2015, durante uma reunião de formação continuada, na SEMED, onde estavam presentes 20 Coordenadores Pedagógicos. O método de análise dos dados coletados se deu através da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1977) e sobre estes foram calculados o percentual simples. Os Coordenadores Pedagógicos sugeriram temas para as reuniões de formação continuada e as suas respostas foram apresentadas através de uma nuvem de palavras, de acordo com Silva (2013).

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