ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM URUGUAIANA/RS

Raphaelly Machado Felix, Gabriel Gustavo Bergmann, Susane Graup, Ariadine Rodrigues Barbosa

Resumo


Este estudo tem por objetivo verificar a associação entre comportamento sedentário (CS) e Atividade Física (AF) em adolescentes do município de Uruguaiana/RS. A prática regular de AF proporciona diversos benefícios a saúde. Porém, observa-se que crianças e adolescentes abandonaram as práticas corporais ao ar livre e emerge um comportamento que utiliza maior tempo com atividades sedentárias, potencializado por grandes avanços tecnológicos. Estudo transversal de base escolar realizado com 1.455 adolescentes (741 sexo feminino) de 10 a 17 anos de escolas públicas de Uruguaiana/RS. O nível de AF foi mensurado pelo PAQ-C e PAQ-A e os adolescentes foram classificados como ativos ou inativos. O comportamento sedentário foi considerado a partir do autorrelato (questionário) sobre o tempo utilizado assistindo televisão, usando computador, videogame e outros equipamentos eletrônicos. Foram considerados sedentários os escolares que relataram passar mais de três horas diárias nas atividades descritas. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e o teste Qui-quadrado para heterogeneidade. Para todas as análises foi levado em consideração um nível de confiança de 5%. Os resultados indicaram 32% dos adolescentes classificados como ativos e que 64,2% passam três ou mais horas por dia em atividades sedentárias. Passar mais de três horas diárias em atividades sedentárias se associou (p=0,003) à inatividade física. Contudo, quando a análise é realizada por sexo a associação mantém significância estatística apenas para os rapazes (p=0,048). Diante disso conclui-se que preenchimento do tempo de lazer com o uso de televisão, videogame e computador está associado à redução dos níveis de AF em adolescentes. Diante disso, sugere-se que programas de promoção à prática de AF para adolescentes sejam desenvolvidos.

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