EDUCAÇÃO DO CAMPO: A LINGUAGEM EM UMA PERSPECTIVA PRÁTICA

Igor Galho Teixeira, Juliana Brandao Machado

Resumo


O presente projeto foi realizado com os alunos do quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carolina Anália Morais Sais, localizada na zona rural da cidade de Herval/RS, durante as aulas entre os meses de julho e agosto, em que o professor introduziu as atividades em seu planejamento diário. O tema deste projeto era buscar a compreensão escrita e leitora dos alunos, por meio da elaboração de um jornal escolar realizado pela turma com o enfoque no meio rural onde vivem. Os objetivos contemplados foram de trabalhar com os alunos a linguagem escrita e propiciar uma melhor qualidade em suas produções textuais, entender o que é comunicação e como é feita nos dias de hoje e conhecer as formas de edição e coleta de dados para um jornal, assim como analisar a influência das tecnologias para a comunicação nos dias atuais. A metodologia utilizada foi a elaboração de um jornal com a turma, onde os alunos buscaram todas as informações que achavam pertinentes para a primeira edição, pesquisando em livros, telejornais e algumas entrevistas com colegas e professores sobre determinados assuntos. O resultado do projeto foi a edição do Jornal da Turma, nome escolhido pelos alunos em uma votação. Os estudantes coletaram todas as reportagens e coberturas de cada mini-concursos realizadas em aula e na sua localidade, as notícias fictícias e várias produções artísticas. Concluiu-se que os alunos compreenderam bem o conteúdo e melhoraram bastante sua escrita, vencendo certas dificuldades gramaticais e também entenderam que o texto precisa envolver o leitor no assunto. Cada um compreendeu as etapas de edição de um jornal, inclusive a relevância do mesmo para a comunicação na sociedade, dessa forma entenderam o quão importante são os meios de comunicação para a sociedade e como são utilizados atualmente, bem como a grande influência da televisão e internet para este assunto mesmo não tendo muito contato com essa tecnologia.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.