A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CENÁRIO ATUAL

Alessandra Cacenot da Silva, Maria Cecilia Camargo Günther, Cristiane da Luz Fratti

Resumo


O estudo é uma pesquisa bibliográfica que fez um levantamento em dois periódicos científicos da área da educação física (EF) nos ano de 2010 até 2014, e tem por objetivo analisar como vem sendo tratada/produzido a temática da educação física na educação infantil nas produções científicas, presentes nos periódicos dessa área de conhecimento. Tem como principal justificativa mostrar a comunidade acadêmica, aos docentes e a sociedade o que se tem produzido sobre a temática, além divulgar uma nova área de atuação para os docentes da área. Os periódicos escolhidos foram revista Brasileira de Educação Física e Esporte (USP/RBEFE) e a revista Movimento de Porto Alegre (ESEF/UFRGS) essa escolha se deu pelas suas classificação qualis e pelo seu reconhecimento na área, tendo com critério de seleção os artigos que tratasse a educação física na educação infantil sendo realizados dentro da faixa etária dos quatro aos seis anos de idade. Após, foi feito uma leitura exploratória dos artigos que tratassem da EF na educação infantil. E por último, análise da presença de temáticas ligadas a Educação Infantil. Foram encontrados apenas cinco artigos, o que mostraram a deficiência em uma pequena parte de materiais produzidos que possam questionar e discutir sobre a educação física na educação infantil. Os cinco artigos analisados são desenvolvidos voltados para os princípios pedagógicos. Além dos artigos falarem do direito da criança de brincar, sendo sujeito de seu brincar. Ainda são poucos artigos que relacionasse a educação física na educação infantil mesmo levando em consideração que foram analisadas somente duas revistas cientifica. Aspectos ligados à cultura infantil estão presentes, mas, de modo menos enfático e vinculado ao brincar. Constatou-se ainda uma distribuição desigual entre os diferentes periódicos no que diz respeito a produções relacionadas à educação infantil. As análises nos levam a afirmar que a educação infantil ainda é tema de baixo interesse dos pesquisadores no campo da EF. Os números analisados não indicam uma tendência a aumento de produção sobre o tema investigado.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.