O ESTUDO DOS ASPECTOS QUÍMICOS DA CÉLULA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

Daniéli de Cássia Freitas Vasques, Márcio Marques Martins

Resumo


Vivemos em uma era digital onde nossos alunos na maioria das vezes tem um grande domínio das novas tecnologias e desta forma devemos aliar este conhecimento ao nosso cotidiano de aula, tornando nossas aulas mais interessantes e atraentes. A proposta deste trabalho consiste na produção e viabilidade de vídeo-aulas que fazem parte de um material didático mais abrangente ainda em fase de elaboração. A técnica escolhida para criar as vídeo-aulas é o screencasting, que é uma técnica que permite a captura de todas as ações realizadas pelo usuário na tela do computador, incluindo os movimentos do mouse e os cliques (PETERSON, 2007). A proposta deste trabalho envolve três etapas de execução: Primeira etapa: elaboração de slides utilizando o MS PowerPoint com o conteúdo a ser abordado em aula. Segunda etapa: utilizando a técnica de screencasting para a criação dos vídeos, por meio do software Blueberry Flashback Express Recorder. Terceira etapa: disponibilização dos vídeos em um canal do Youtube e posterior incorporação desses em um repositório. Nesse trabalho preliminar propomos uma técnica simples para a criação de vídeo-aulas baseadas nos princípios da TFC. Mostramos que é possível utilizar ferramentas de autoria (MicroSoft Powerpoint) para criar conteúdo e um software gratuito de screencasting (Blueberry Flashback Express Recorder) para a elaboração dos vídeos. O material produzido nessa etapa do trabalho será futuramente utilizado em uma hipermídia que auxiliará na aplicação de uma Sequência Didática. Como se trata de um trabalho ainda em desenvolvimento, a produção dos vídeos em si é um resultado, embora ainda careça de validação em sala de aula. Concluímos que a técnica usada é inovadora, através da elaboração de um repositório de vídeo aulas sobre a célula espera- se tornar o ensino mais atrativo, associativo e próximo da realidade de nossos alunos, de modo que os alunos saibam relacionar aspectos químicos e biológicos o que evidenciará a melhoria de sua aprendizagem. Agradecimentos ao programa CAPES/OBEDUC.

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