A ABRANGÊNCIA DOS CLUSTERS: ANÁLISE DOS TIPOS DE ORGANIZAÇÕES QUE PODEM FORMAR ESSE FENÔMENO

Douglas Camargo Rodrigues, Ricardo do Espírito Santo Barcellos, Matheus de Mello Barcellos

Resumo


A administração surgiu como ciência no início do século XX, e ao longo desse período foram realizadas as descobertas que se tornaram os seus pilares, a saber, administração dos tempos e movimentos, teoria dos sistemas, psicologia organizacional, etc. No final desse século foi realizada a última dessas grandes descobertas, os clusters. Esse conceito surgiu como a explicação para a maior competitividade que certas regiões têm na produção de alguns produtos específicos. Atualmente, o conhecimento de conceitos como esse são fatores essenciais dentro da administração moderna, onde qualquer diferencial competitivo pode significar uma distinção de seus concorrentes. Entretanto os primeiros estudos acerca do tema o relacionam fortemente com indústrias, algo que pode ser interpretado por alguns como um limitador. Com base no exposto o presente estudo tem por objetivos estudar o conceito de cluster e analisar quais tipos de organizações podem formar este fenômeno. Para se atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória descritiva de teor qualitativo. Os clusters são conceituados como uma concentração geográfica em que estão presentes inúmeras empresas participantes de uma mesma cadeia produtiva que interagem entre si, tanto na forma de competição como de cooperação. Sendo que a partir dessas interações estas organizações obtém um ganho de competitividade. Por meio da análise de materiais publicados sobre o assunto observamos a existência de clusters ao longo dos três setores da economia (primário, secundário e terciário), nas mais diversas produções; como na indústria automotiva, na fruticultura e no ramo de turismo. Desta forma com base nessas informações podemos afirmar que os clusters são um fenômeno extremamente abrangente, podendo serem formados por empresas de todos os setores econômicos e de todos os portes. Sendo que, de semelhante modo, o mesmo cluster pode apresentar empresas de diferentes setores ou porte.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.