Sustentabilidade em Campi Universitários: análise em universidades do Rio Grande do Sul – Brasil a partir das informações disponibilizadas em seus websites

CAROLINA SAMPAIO MARQUES, MARCELO TREVISAN, NATHALIA RIGUI TRINDADE, SUELEN GEÍSE TELOCKEN, SHAIANE CAROLINE KOCHHANN

Resumo


As instituições de ensino superior possuem um papel relevante no processo de desenvolvimento tecnológico, na preparação dos alunos e na geração de informação e conhecimento e este papel deve ser utilizado também para conduzir ao desenvolvimento de uma sociedade preocupada com os princípios da sustentabilidade. Porém, para que o processo seja realizado, faz-se necessário que as universidades incorporem princípios e práticas sustentáveis. Para tal, este artigo tem como objetivo analisar e produzir um panorama de como as maiores universidades do estado do Rio Grande do Sul – Brasil expõem espontaneamente em seus web sites oficiais suas iniciativas e boas práticas sustentáveis, tanto em seu planejamento estratégico, quanto em suas operações e comunicações via internet. Para tanto, uma revisão de literatura foi realizada sobre gestão ambiental nas instituições de ensino superior visando elaborar construtos que foram analisados por meio do instrumento elaborado por Tauchen e Brandli (2006). Realizou-se um estudo documental a partir das informações dos web sites das seis maiores universidades em número de alunos, tanto públicas quanto privadas, do estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Os resultados atestam que nos web sites estão disponíveis poucas informações sobre as boas práticas de sustentabilidade presentes nas instituições de ensino superior. Esta defasagem prejudica a disseminação dos conceitos e da importância da sustentabilidade que são fundamentais para a sensibilização das instituições de ensino superior e da sociedade como um todo.


Palavras-chave


Campus Sustentável; Instituições de Ensino Superior; Sustentabilidade; Gestão Ambiental; Rio Grande do Sul – Brasil.

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