v. 2, n. 1 (2016)

"Dossiê Temático Buscando o Sul: relações de fronteira, Políticas Públicas e o Pensamento Social no Prata"

Editorial

A presente edição da MISSÕES – Revista de Ciências Humanas e Sociais apresenta, além de artigos com temas livres, submetidos à revista em fluxo contínuo, o Dossiê Temático Buscando o Sul: relações de fronteira, Políticas Públicas e o Pensamento Social no Prata. Esse primeiro dossiê contempla investigações que foram apresentadas e selecionadas no IV Seminário Internacional de Ciências Sociais – Ciência Política, evento realizado na UNIPAMPA-Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja-RS-Brasil, no ano de 2016.

A revista Missões busca contribuir para as discussões no campo das Ciências Humanas e Sociais, além de divulgar trabalhos oriundos de pesquisas acadêmicas e trabalhos apresentados em importantes eventos científicos. O presente dossiê reúne seis artigos que abordam temas diversos, mas que têm em comum as relações Estado x Sociedade.

Bruno Marques Schaefer e Tiago Alexandre Leme Barbosa abordam a fragmentação partidária e as lideranças políticas na democracia brasileira recente; José Fernando Corrêa Rodrigues e Flávia de Araújo Pedron apresentam um estudo sobre educação patrimonial e a valorização da cultura missioneira para estimular o turismo no interior do estado do Rio Grande do Sul; Jardel Vitor Silva e Camila Cananea Martins analisam a viabilidade e as possibilidades pedagógicas de um livro didático regional. O autor Diogo Ives analisa a criação e evolução eleitoral de um partido político brasileiro; Ewerton da Silva Ferreira, Roberta Brezezinski Moreira e Jaqueline Carvalho Quadrado abordam o tema gênero e sexualidade através de oficinas em escolas públicas no município de São Borja-RS. Fechando o dossiê, Gabriel Aquino de Alencar e Jonivan Martins de Sá  fazem um estudo sobre visa refletir brevemente sobre a estreita relação histórica entre as modificações alimentares humanas e as configurações sociais, econômicas e, sobretudo, ambientais .

Na seção Temas Livres, Ricardo Goulart Caporal Filho, Ariane Da Rosa Ferreira Caporal  e Maicon Quevedo Fontela problematizam o uso da tecnologia digital na educação básica; Rozilene Vizzotto e Taniamara Vizzotto Chaves apresentam as contribuições para o debate sobre a formação de professores e, por fim Valmor Rhoden, Elisa Lubeck, Raquel Sanchotene   discutem as Relações Públicas e a gestão de patrocínios.

 

A comissão editorial da MISSÕES – Revista de Ciências Humanas e Sociais deseja a todos boa leitura!

Sumário

Artigos

Quem são os líderes? Fragmentação partidária e a liderança de governo na democracia brasileira recente (1995-2016) PDF
Bruno Marques Schaefer, Tiago Alexandre Leme Barbosa
A educação patrimonial e o desenvolvimento do turismo em São Borja-RS PDF
José Fernando Corrêa Rodrigues, Flávia de Araújo Pedron
Livro didático regional como política pública: caso “7 povos das missões” PDF
Jardel Vitor Silva, Camila Cananea Martins
A gênese e a institucionalização do Partido Republicano Brasileiro (PRB) PDF
Diogo Ives
Projeto Mulheres sem Fronteiras: reflexões entre teoria e prática através das oficinas “Fala Sério” PDF
Ewerton da Silva Ferreira, Roberta Brezezinski Moreira, Jaqueline Carvalho Quadrado
Sustentabilidade e educação ambiental: incentivo social e a relação com a gastronomia PDF
Gabriel Aquino de Alencar, Jonivan Martins de Sá
Agregando TIC ao processo de ensino na era da Tecnologia Digital: uma ruptura de paradigmas metodológicos na Educação Básica PDF
Ricardo Goulart Caporal Filho, Ariane Da Rosa Ferreira Caporal, Maicon Quevedo Fontela
Formação inicial de professores: Reflexões e perspectivas acerca do estágio extracurricular, uma alternativa PDF
Rozilene Vizzotto, Taniamara Vizzotto Chaves
As Relações Públicas e a gestão dos patrocínios como estratégia comunicacional PDF
Valmor Rhoden, Elisa Lubeck, Raquel Sanchotene


ISSN: 2447-0244