A ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COMO CAMPO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

Mariana Marques Sebastiany, Laura Regina da Silva Câmara Maurício da Fonseca, Gecira Di Fiori

Resumo


O presente trabalho visa, a partir da experiência de estágio obrigatório de Serviço Social, do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), contribuir para o debate sobre a prática de estágio na Assistência Judiciária da UFSM (AJUFSM) na perspectiva da interdisciplinaridade. Especificamente, se propõe a refletir sobre a realização de triagem socioeconômica e mediação de conflitos (modelo alternativo de solução de conflitos judiciais), bem como sobre as contribuições do estágio em Serviço Social para o campo em questão. O trabalho é resultante do conjunto das atividades teórico-práticas do estágio, constituindo-se metodologicamente como estudo descritivo, fruto de relato de experiência e também estudo bibliográfico. Para discutir as contribuições do estágio em Serviço Social para a AJUFSM, percepções sobre o campo são discutidas e alguns resultados do projeto de intervenção executado pela estagiária são apresentados. Aponta-se a triagem socioeconômica como momento particular para apreender as mediações e as contradições por meio das quais se dão as expressões da questão social que acompanham as demandas dos (as) usuários (as). A mediação de conflitos, realizada de forma interdisciplinar entre as áreas de Direito e Serviço Social, com especial contribuição da última, é destacada como uma possibilidade de ampliação da análise, tanto pelos (as) usuários (as) quanto pelos (as) estudantes e profissionais participantes do processo, das relações sociais. Conclui-se que a Assistência Judiciária da UFSM, ao propiciar estágio interdisciplinar aos e às estudantes, desenvolve suas percepções sobre as implicaçõessociais no processo de aplicação do Direito, da mesma forma que permite a reflexão crítica sobre a realidade social durante a formação profissional.


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