A RELAÇÃO ENTRE PIBID, UNIVERSIDADE E ESCOLA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA

Elson Jonas Ferreira da Silva

Resumo


A presente pesquisa visa descrever as principais características encontradas durante o desenvolvimento das atividades realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Instituto Estadual Padre Francisco, ocorridas no período de 2015 e 2016, assim como, demonstrar as contribuições e as relações entre o PIBID, o curso de Ciências Humanas – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e a educação básica. As atividades foram realizadas em parceria com o Seminário Integrado, onde foi possível perceber logo de início os benefícios que o primeiro contato com os alunos e o programa estavam apresentando para a formação docente, a relação com os alunos, a escolha de metodologias e materiais didáticos, pois sempre deve-se levar em consideração a capacidade de cada aluno. Nesta pesquisa, a ênfase está na relação entre o PIBID, a universidade e a escola, assim como, apresentar quais foram os pontos positivos e negativos identificados nas atividades e apresentar características do desenvolvimento dos discentes envolvidos. Desta forma o programa vem proporcionando aos alunos um conhecimento além das disciplinas obrigatórias, trazendo através dos temas transversais assuntos que retratem a história do local onde estão inseridos, sendo assim, as atividades de Educação Patrimonial buscam resultados positivos, com intuito de criar mais oportunidades para os educandos terem acesso à cultura. A partir do momento que esses resultados começaram a surgir, foi possível perceber que o PIBID, ajudou a aprimorar o conhecimento, responsabilidade e comprometimento dos bolsistas com o ensino dos alunos envolvidos, assim como, proporcionou melhorar a produção científica e a interpretação textual, beneficiando a formação dos bolsistas como futuros professores. Entretanto, sente-se a necessidade de uma relação mais efetiva entre o curso e programa, por exemplo, trabalhar dentro dos componentes curriculares questões que possam servir como propostas para o desenvolvimento das atividades na escola.

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