Agregando TIC ao processo de ensino na era da Tecnologia Digital: uma ruptura de paradigmas metodológicos na Educação Básica

Ricardo Goulart Caporal Filho, Ariane Da Rosa Ferreira Caporal, Maicon Quevedo Fontela

Resumo


A presente pesquisa qualitativa analisou a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como parte de uma metodologia de ensino de Geografia na Educação Básica. Alterando o modelo de ensino tradicional com a intervenção das Tecnologias Digitais, analisando suas possíveis contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Tal proposta foi aplicada durante a oficina de Educação Ambiental Digital, em quatro turmas do quinto ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus na cidade de São Borja-RS no ano de 2016. Nesse sentido, foi utilizado um canal on-line de comunicação com os alunos (Blog), mesmo na modalidade de Ensino presencial, fomentamos sua aproximação do conhecimento ambiental e despertando seu interesse pelo uso do computador na sala de multimídias da escola. Nesse enfoque dos saberes pertinentes ao uso responsável dos recursos naturais da Terra utilizamos ferramentas básicas Digitais proporcionando uma aprendizagem investigativa, que possibilitou ao estudante na tela do computador pesquisar, visualizar, criar e interagir com o conhecimento, por meio da produção de um material de divulgação on-line para o Blog. O material de aprendizagem desenvolvido na oficina foi disponibilizado em um blog (http://eaoficina.blogspot.com.br/), e serviu de caderno das atividades realizadas e de divulgação dos assuntos abordados sobre o Meio Ambiente. As aulas da Oficina foram publicadas semanalmente e permitiram aos estudantes comentarem, acessarem e realizarem as tarefas mesmo fora do horário da aula a partir de outros computadores.

Palavras-chave: TIC, Metodologia de Ensino, Educação Ambiental, Educação Básica.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.