As Relações Públicas e a gestão dos patrocínios como estratégia comunicacional

Valmor Rhoden, Elisa Lubeck, Raquel Sanchotene

Resumo


A proposta deste artigo é refletir sobre os patrocínios e de que forma esta estratégia é vista numa política de comunicação nas empresas e como os profissionais de Relações Públicas (RP)  precisam estar preparados para inseri-la numa perspectiva estratégica. A área de RP é a gestora da comunicação integrada e nesta estão inseridas todas as formas de comunicação praticadas por uma organização. A comunicação mercadológica é uma das áreas e nela especificamente estão os patrocínios. Partindo de metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, queremos chamar a atenção para que se enquadre o patrocínio de uma maneira estratégica comunicacionalmente, não sendo uma ação filantrópica ou de doação. Nesta perspectiva é preciso um olhar mais profissional de ambos os lados: de quem solicita o patrocínio e de quem os analisa. Além disso, é importante destacar alguns dados referentes aos patrocínios no Estado do Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2014, no sentido de caracterizar o aumento do volume dos mesmos, observando a crescente importância que as empresas estão dando para este tipo de estratégia.


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