Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os textos passam por uma apreciação preliminar, após a qual será devolvido para autor (a) com observações ou enviado diretamente para pareceristas  externos/as. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista.

1. As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

2. A contribuição deve ser original, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista;

São aceitos textos na forma de artigo, resenha ou comunicação de pesquisa.

3. Os textos enviados deverão acompanhar de documento suplementar em forma de carta de apresentação, contendo as seguintes informações: título do artigo, nome completo do autor, filiação institucional, endereço postal, telefone e e-mail.

4. O nome do autor não deverá aparecer no corpo do artigo, para assegurar o anonimato no processo de avaliação;

5. Os originais serão submetidos à pelo menos dois consultores que emitirão pareceres sobre a pertinência de sua publicação.

6. Os Editores poderão recusar o texto, antes mesmo de designar os avaliadores, quando as diretrizes detalhadas aqui não forem observadas.

7. Os artigos deverão ter entre 15 e 25 laudas, as comunicações de pesquisa, 5 e as resenhas, 4 laudas.

8. Os textos devem ter página no formato A4, estar em formato do Microsoft Word (extensão DOC). Uso de fonte Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e margens de 2,5 cm em todos os lados.

9. Cada lauda numerada deve conter cerca de 28 linhas digitadas em espaço 1,5.

10. As referências bibliográficas devem estar na forma autor-data (CANDIDO, 2001, p.12)

11. As notas de rodapé devem ser restritas ao mínimo.

12. As imagens, quando for o caso, devem ser inseridas no corpo do texto no formato JPG (sem compactação) e ter resolução de 200 dpi.

13. No início do texto deve constar o título, em letra minúscula, sem identificação de autoria. O nome do autor (a) também deve ser removido das PROPRIEDADES do arquivo.

14. O artigo deve ter ainda: título em inglês, resumo, palavras-chave, abstract e keywords. A resenha também deve conter o título em inglês.

15. O autor (a) poderá indicar fonte/s de financiamento da pesquisa nas informações para os editores, no momento da submissão.

16. A redação do texto deve obedecer ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008.

17. Cabe ao autor (a) fazer a revisão ortográfica e gramatical do texto antes da submissão.

18. As referências devem seguir as normas ABNT NBR 6023 e 10520. Alguns exemplos:

19. Deve-se fazer uso de Op. cit., Idem, Ibidem... do modo como a ABNT convencionou.

20. Uso de itálico somente no título principal da obra, não no subtítulo.

21. As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas.

22. As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com espaço entre linhas simples e com letra tamanho 11.

23. O uso de itálico deverá se limitar aos estrangeirismos e aos títulos de obras. Não deverá ser utilizado negrito ou sublinhado no texto e nas notas.

24. Cada autor (a) poderá submeter ou manter em processo um texto por vez.

Em caso de livro: COMERFORD, John C. Fazendo a luta. Sociabilidade, falas e rituais na construção de organizações camponesas. Rio de Janeiro: Relume-dumará, 1989.

Em caso de capítulo de livro: ALIMONDA, Héctor. Uma introducción a la ecologia política latinoamericana. IN: GROSFOGEL, Ramón; HERNÁNDEZ, Roberto A. Lugares descoloniales. Espacios de intervención em lasAmericas. Bogotá: Editorial Pontifícia UniversidadJaveriana, 2012, p. 59-94.

Artigo de revista: PORTILHO, Fátima. Novos atores no mercado: movimentos sociais econômicos e consumidores politizados. Revista Política e Sociedade. Dossiê Sociologia Econômica. Vol. 8, n.15, 2009, p.199-224.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2447-0244