Gestão Competitiva na Produção de Ovinos

Sérgio Renato Ferreira Decker, Doralino Antônio Cunha Fernandes, Mário Conill Gomes

Resumo


A espécie ovina foi umas das primeiras a ser domesticada pelo homem, com a finalidade de produção de lã, carne e leite. No Estado do Rio Grande do Sul o estabelecimento da ovinocultura como atividade econômica ocorreu no século XX, com a valorização da lã no mercado internacional. Porém, no final da década de 80 ocorreu o início da crise do setor laneiro, causada principalmente pelo aumento de estoque de lã na Austrália. A ovinocultura no Brasil sempre foi símbolo de subdesenvolvimento por ter sido desenvolvida principalmente em áreas marginais. Este trabalho tem como objetivo analisar a ovinocultura como agronegócio, pois criadores e pecuaristas começam a enxergar nessa atividade uma alternativa econômica, viável e sustentável. Os investimentos realizados na ovinocultura se justificam pela boa receptividade que a carne de cordeiro tem tido em segmentos sofisticados como o da alta gastronomia, pois se trata de uma especiaria do mundo inteiro, e recentemente no Brasil. Várias oportunidades têm sido apontadas como atraentes para a expansão da ovinocultura no Brasil, destacando-se a existência de material genético para produção de carne ovina com baixo teor de gordura. O agronegócio passa por um período de alta prosperidade em termos de produção, exportação e lucro, entretanto, nem todos os setores do agronegócio apresentam alto grau de integração e articulação, e a ovinocultura é um desses setores apresentando promissoras tendências. Através de uma pesquisa bibliográfica, este estudo teve como objetivo realizar uma análise situacional da ovinocultura e a importância de uma gestão competitiva para o desenvolvimento da atividade. O estudo permitiu concluir que, a melhoria do retorno sobre os investimentos nessa área, passa por uma gestão mais qualificada e focada nas necessidades do mercado, na melhoria da tecnologia de produção e na utilização de ferramentas modernas de gestão


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