A BAIXA IDADE MÉDIA E AS FIGURAÇÕES DOS TEMAS MACABROS

Airles Almeida dos Santos

Resumo


Este artigo tem por finalidade analisar algumas das produções iconográficas da Baixa Idade Média e compreender a maneira como os temas macabros são figurados. Consideramos que eles apontam para uma mudança de mentalidade, cujo reflexo encontra-se na relação entre as atitudes e as representações da morte, que deixa de ser exclusivamente cristã e torna-se um assunto usual na literatura, na iconografia e escultura funerária, influenciando desse modo a representação da Dança Macabra – principalmente a partir de 1350. Num primeiro momento analisaremos o que os historiados produziram em relação à temática e os debates travados na historiografia tradicional e nos trabalhos mais recentes. Em seguida, passaremos à análise e compreensão das imagens.

Palavras-Chave: Morte; Idade Média; Macabro.


Referências


ARIÉS, Philippe. História da Morte no Ocidente: Da Idade Média Aos Nossos Dias. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

_____. O Homem Diante da Morte. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

BOCCACCIO, Decamerom. São Paulo: Abril, 1981, p.17.

CHIFFOLEAU, Jacques. O que faz a norte mudar na região de Avinhão no fim da Idade Média, p. 117-130. In: BRAET, Herman; VERBEKE, Werner (eds.). A Morte na Idade Média. São Paulo: Edusp, 1996.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média e o Nascimento do Ocidente, 2a edição. São Paulo: Brasiliense 2006.

HEERS, Jacques. O Fim da Idade Média no Ocidente. Rio de Janeiro: Difel, 1977.

DUBY, Georges. As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Paris: Gallimard, 1978

HUIZINGA, J. O Declínio da Idade Média. São Paulo: Editora Verbo. 1978.

SANTA MARÍA, Álvar García de. Crónica de Juan II. In: ESPAÑOL, Francesca Bertrán. Lo macabro en el gótico hispano, Madrid, Cuadernos de Arte Español, n. 70, 1992, p. 8.

SCHMITT, Jean-Claude. Os vivos e os mortos na sociedade medieval. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras. 1999.

WILLIANS, G. Scholz. A Morte como Texto e Signo na Literatura da Idade Média. In: BRAET, Herman; VERBEKE, Werner (eds.). A Morte na Idade Média. São Paulo: Edusp, 1996, p. 132.


Texto completo: dossantos dossantos.PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Editor-gerente: Prof. Dr. Rafael da Costa Campos (Unipampa)

Editores: Prof. Dr. Dominique Vieira Coelho dos Santos (FURB); Profa. Dra. Lyvia Vasconcelos Baptista (UFRN); Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva (UFSM)

Submissão: fluxo contínuo

Endereços importantes:

Grupo de Trabalho de História Antiga (Regional Rio Grande do Sul) da Associação Nacional de Professores Universitários de História: http://gthars.wordpress.com/

Grupo de Trabalho de História Antiga da Associação Nacional de Professores Universitários de História: http://www.gtantiga.com/

Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos: http://www.classica.org.br/

Associação Brasileira de Estudos Medievais: http://www.abrem.org.br/